Saúde bucal na gestação

15/11/2012 06:40

 

A gravidez da mulher é um período que requer muitos cuidados com a saúde em geral, e acompanhamento médico.
Infelizmente, muitas mulheres esquecem da Saúde bucal.
Na Odontomaxx, nos deparamos várias vezes com  Emergências Odontológicas de gestantes e podemos perceber que muitas desconhecem sobre a informação da prevenção bucal na gestação. Portanto, este artigo serve para ajudar as futuras mamães a manterem uma boa saúde bucal.

No pré-natal odontológico, a mulher têm que ter um acompanhamento especial de um dentista, desta forma, muitas crenças populares errôneas, sobre tratamento odontológico nesta fase, podem ser derrubadas pelo conhecimento científico do profissional.

Futuras mamães, o tratamento odontológico não está contra-indicado durante a gravidez, saiba que neste período a incidência de cárie dentária não está ligada a gestação, mas a fatores como a capacidade estomacal que provoca a diminuição ou aumento da ingestão de alimentos. Este fator aliado a má higiene bucal, aumenta o risco de cáries. A maioria das gestantes diminui a frequência da escovação, principalmente no período da manhã, devido aos enjoos constantes.

Um mito a ser derrubado é que algumas gestantes, acreditam na hipótese de que seus dentes ficam fracos na gestação e propensos a cárie dentária, por perderem cálcio e minerais para a formação dos ossos e dentes do bebê em desenvolvimento. Saiba que o cálcio dos dentes está em forma de cristais e não podem entrar na circulação sanguinea, o feto recebe as vitaminas A, C e D, proteínas, cálcio e fósforo, através da rica dieta receitada por nutricionista, durante o primeiro e segundo trimestres de gestação, período em que os dentes decíduos do bebê estão em formação e calcificação.

Os problemas periodontais acontecem na gestação, normalmente no primeiro trimestre, devido os tecidos da gengiva estarem suceptíveis a mudanças inflamatórias, induzidas por placa dentária, provocada por alterações hormonais, geralmente a irritação leve da gengiva, fica da cor avermelhada, com sangramento ao simples toque ou durante a escovação. Este problema pode ser resolvido com uma profilaxia de um especialista em periodontia ou cirurgião-dentista.

O momento ideal e mais seguro para tratamentos odontológicos prolongados é entre o quarto e sexto mês, no entanto, casos que necessitem de urgências devem ser solucionados independente do período gestacional, porque a devida ingestão de alimentos é muito importante para o desenvolvimento do feto, estando relacionada ao fator mastigação da futura mamãe.

Segue abaixo algumas dúvidas frequentes das futuras mamães:

Eu posso tomar anestesia local?
R: Sim. Existem anestésicos adequados para gestantes, sem vasoconstritor.

Eu posso fazer radiografia?
R: Pode quando necessário. Deve-se evitar várias radiografias no período da embriogênese (1ª trimestre da gravidez). A exposição da radiação e o tempo são pequenos, porque o raio está direcionado para a boca e usa-se avental de chumbo que protege tanto a gestante quanto o bebê.

Quando os dentes do bebê começam a se formar?
R: Geralmente no segundo mês de gravidez.

Posso tomar flúor para ajudar a dentição do bebê?
R: Não. Porque pode provocar a doença de fluorose(doença sistêmica que atinge os dentes e os ossos, deixando-os manchados e enfraquecidos).

É normal a gengiva sangrar durante a gravidez?
R: Não. Quando a gengiva inflama (gengivite) é sinal de que existe uma placa bacteriana e deve ser removida pelo cirurgião-dentista.

Na Odontomaxx, temos o máximo cuidado com os procedimentos odontológicos para gestantes e planejamos sessões curtas, adequamos a posição da cadeira odontológica para ficar confortável, evitamos consultas matinais, anestésicos mais adequados às gestantes, extração de dentes simples quando realmente é necessário para casos não complicados, tratamento periodontal, restaurações, instalações de próteses e outros tipos de procedimentos de preferência no segundo trimestre. Tratamentos mais extensos e complexos e cirurgias mais invasivas programamos para o período de pós-parto.


Ligue agora e agende sua consulta
Fone: (61) 3345-7932
Emergência 24 horas
Fone: (61) 8416-1147
 

Voltar

Contato

Endereço:
SEPS 714/914, Edifício Santa Maria,
Sala 313 (3ª andar) - Asa Sul

Emergência Particular Agendada 24 horas:

(61) 99299-3679


Horário Comercial: (61) 3345-7932

DF-EPAO-1964

Responsável Técnico: Dr.ª Andrea - CRO/DF 8503