Quando deve-se colocar aparelho odontológico ?

"Ortodontia, quando devo tratar?"

 

O tratamento precoce, a Ortodontia Preventiva e o melhor momento de iniciar o tratamento.
Nos dias atuais os pais tem a facilidade de perceber se o sorriso de seu filho está satisfatório, ou se há algo errado, logo procuram um dentista para informar-se sobre a saúde bucal da criança. Estes pacientes geralmente são avaliados pelo clínico geral e, posteriormente, encaminhados para avaliação ortodôntica.
Mas a dúvida está em que idade deve-se tratar?
A partir do momento em que a criança apresenta algum problema em sua oclusão é importante procurar um profissional para verificar se há necessidade do tratamento imediato, ou mesmo, avaliação contínua por um profissional capacitado.
Na ortodontia preventiva, o paciente apresentará a oclusão praticamente normal, porém se realizar o tratamento neste momento evitará uma má oclusão. Por exemplo: falta pequena de espaço para os dentes.
Em alguns pacientes a má oclusão já se faz presente, neste caso, o objetivo do tratamento será corrigir o problema e prevenir maior complicação na oclusão. Por exemplo: mordida cruzada, mordida aberta ou profunda.
A questão não é o aparelho, mas sim como, quando e por que utiliza-lo e que benefícios ele traz, comparando com o tempo de espera até a dentição permanente e o tratamento completo com aparelho fixo. (Brian Preston)

Vale lembrar que é sempre importante fazer uma avaliação preventiva da saúde bucal, o que hoje pode se resolver com um simples tratamento ortopédico, posteriormente poderá tornar-se algo mais complicado, sendo até mesmo necessário a realização de uma cirurgia ortognática.

Fonte: http://ortodontiajfelipe.blogspot.com.br/2012/11/ortodontia-quando-devo-tratar_23.html#comment-form
*Grifo nosso

Dra. Joseane Felipe
Especialista em Saúde Coletiva, Ortodontia e Ortopedia Facial
Dentista da Odontomaxx


Ligue agora e agende a sua consulta !
Fone: (61) 3345-7932 - Comercial
Atendimento Emergência 24 horas
Fone: (61) 8416-1147