Por que devo ir ao dentista ?

 

Consultar um dentista regularmente é tão importante quanto consultar um médico para fazer preventivo anual.

Tenha em mente que o dentista é o seu aliado para defendê-lo contra os males bucais.

Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de visitar o dentista, porque tem medo ou porque não dão valor, por isto, não têm o sorriso bonito, saudável e um hálito bom.

A boca
A boca é composta por dentes, gengiva, lábio e outras estruturas, que proporcionam bem-estar e saúde quando mantemos a higienização correta.

A cárie
A cárie é uma doença infecto-contagiosa, formada pela placa bacteriana que é uma película pegajosa e incolor, ás vezes com aspecto muito amarelado, constituídas de bactérias e acúcares que se formam ao longo do tempo. Tem lugares nos dentes, que a má escovação e a falta de uso de fio dental provoca a "placa endurecida", portanto, não sendo removida diariamente, endurece e forma o tártaro que pode provocar doenças bucais. Além disso, a cárie provoca buracos que é sinal que está bem desenvolvida e deixa o sorriso com um aspecto feio.

A placa bacteriana
O que a maioria das pessoas não sabem é que todos nós temos placa bacteriana, porque as bacterias, estão sempre presentes para auxiliar na digestão dos alimentos, o grande problema é quando os ácidos da placa atacam e removem a proteção (esmalte) e perfura o dente. A "placa bacteriana rígida", só é retirada em consultório dentário, caso não seja removida, pode irritar a gengiva ao redor dos dentes e causar vermelhidão, sangramento e inchaço da gengiva, provocando gengivite ou periodontite ( descolamento dos dentes da gengiva e a sua possível perda dentária ).

Durante a escovação observar
Durante a escovação você deve observar se existem possíveis lesões como manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, feridas, principalmente na lígua, bocheça, lábios, céu da boca, etc. Após 15 dias de observação(recomendação do Ministério da Saúde), não desaparecendo, pode ser indício de câncer bucal. Dentes fraturados, prótese áspera, apertada ou quebrada que juntamente com o fumo, bebidas alcoólicas e vícios, podem ser fatores que agravam a saúde bucal.

O dentista existe para ajudá-lo e não maltratá-lo
Caso tenha alguma experiência ruim com algum dentista, e por isto, obteve "medo de fazer tratamento dentário", procure mudar de profissional e tenha em mente que é melhor "previnir do que remediar" e assim terá um aliado para um total bem-estar bucal.


Ligue agora e agende sua avaliação!
Fone: (61) 3345-7932 / 8416-1147