Ortopedia facial e Ortodontia

A ortopedia facial é um ramo da odontologia que trata as relações entre os maxilares.

O tratamento é feito com aparelhos chamados "aparelhos ortopédicos faciais."

A Ortopedia dos Maxilares, seria portanto, a correção das relações desarmonicas entre as bases ósseas, enquanto Ortodontia trataria da correção da posição dos dentes dentro do osso.

A Ortopedia Facial recorre, habitualmente, a aparelhos removíveis, já existem aparelhos ortopédicos fixos também , que têm por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face e dos dentes, diminuindo a necessidade do uso e o tempo de tratamento com os aparelhos fixos. Deve ser utilizada por pacientes jovens, já que devem estar em períodos de crescimento ativo para que seja efetiva.

Alguns casos recebem um tratamento combinado, utilizando-se aparelhos de ortopedia facial e de ortodontia.

Caso não haja um tratamento adequado pode surgir consequências de uma má formação óssea para a respiração bucal.

Quando não diagnosticada os problemas de Ortopedia Facial na infância, podem ocorrer alterações ortodônticas e ortopédicas da face na idade adulta e problemas relacionados ao sono como roncos, halitose, danos a memória e a concentração, aumento da pressão arterial , dor torácica, doenças cardiovasculares, redução do hormônio do crescimento – inclusive nas pessoas adultas – , resistência à insulina, patologias do labirinto, cefaléias, zumbidos, diminuição da libido, sobrepeso e obesidade.

Na Odontomaxx também oferecemos este tipo de especialidade para atendimento de crianças e adultos, entre em contato!