O que significa Bloco em Odontologia ?

30/05/2012 15:35


A palavra bloco em odontologia denomina uma peça ou estrutura que é fixada em um dente, com a finalidade de reconstruí-lo, recuperando a forma, a função e estética. Também são denominados de Inlays ou Onlays.

Os Blocos são indicados nos casos em que as restaurações convencionais não conseguem devolver a forma nem a resistência adequada ao dente que foi lesado por grandes cáries, desgastes, fraturas ou que tenha sofrido tratamento de canal. São geralmente utilizados nos dentes posteriores.

Os Blocos podem ser feitos de vários materiais, mas geralmente são usados materiais estéticos que tem a mesma cor do dente, como as resinas ou porcelanas, na Odontomaxx os materiais são de primeira qualidade e importados.

Você pode perguntar: Qual a diferença básica entre restauração convencional e bloco ?
Nós respondemos que é a maneira como são construídos, a restauração é feita diretamente na boca e fica normalmente pronta numa única consulta; já o bloco é feito em um laboratório de prótese sobre um modelo do dente do paciente e necessita de mais de uma consulta para ficar pronto. São necessárias de 2 a 3 consultas. Uma primeira, para o preparo do dente, moldagem e confecção de um provisório. Se for em resina na segunda consulta o bloco é fixado, os ajustes necessários são feitos e o trabalho pode ser finalizado. Caso seja em porcelana pode ser necessário uma terceira consulta, porque o acabamento final é feito no laboratório de prótese, para depois ser fixado.

Como é colado os blocos?
Eles são colados com adesivos apropriados que aderem a estrutura dental, e são muito resistentes ao meio bucal. Sendo o trabalho desenvolvido dentro de técnicas e critérios adequados, temos um excelente controle sobre a fixação dos blocos sobre os dentes tratados, e geralmente não se soltam.

Qual o tempo útil do Bloco?
O bloco e o próprio dente permanece perfeito enquanto não houver nenhuma cárie, caso ocorra, ele deve ser tratado. Com os blocos ou qualquer outro trabalho feito por um dentista, o critério é o mesmo: enquanto o trabalho estiver funcionando e protegendo o dente, ele permanece; caso contrário, ele deve ser removido e trocado por outro que volte a proteger e devolver a função do dente. Assim podemos dizer que, em uma boca bem higienizada, a probabilidade de uma incrustação durar vários anos é bem maior do que em uma boca mal cuidada. Lembrando que o processo de envelhecimento é natural. O adesivo pode sofrer um processo de degradação ao longo do tempo; onde o resíduo alimentar pode se instalar e ocorrer a proliferação de germes, que são responsáveis pela cárie e pela conseqüente infiltração. É sempre bom lembrar que, sob o bloco, está o dente natural, que pode ser novamente atacado pela cárie. Assim, ressaltamos novamente a importância dos cuidados pessoais com a higiene bucal e um exame profissional periódico, recomendamos de 6 em 6 meses.

Qual a durabilidade do Bloco de porcelana e resina?
O Bloco de porcelana, se bem cuidado dura a vida toda; já o de resina requer maior cuidado e é frágil, tendo o tempo de vida de no máximo 7 anos.

Na Odontomaxx existe este tipo de tratamento especializado?
Sim. Nosso especialista possui cursos na área de estética dental.