O que meu plano odontológico cobre ?

17/07/2012 15:59

 

Segundo pesquisas a procura de Planos Odontológicos disparou nos últimos dez anos de acordo com os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS), crescendo a comercialização em mais de 500%.

O que as pessoas não sabem é que a maioria dos pacotes dentários cobrem apenas procedimentos básicos, portanto é preciso que o cliente procure fazer as contas dos gastos anuais com dentista, verificando até que ponto compensa contratar um Plano Odontológico.

Por exemplo, o consumidor deve fazer um relátório de gastos totais ao ano com consultas e procedimentos para depois comparar com as mensalidades dos Planos Odontológicos e avaliar as coberturas oferecidas, sendo que cada consultório pode atender ou não uma determinada especialidade dentro da rede conveniada do Plano Odontológico, fazendo ás vezes o paciente perder tempo ou ter que arcar com um valor extra não coberto. Segundo pro teste, os preços das mensalidades podem passar de 400% para um mesmo plano dependendo do tipo de cobertura.

Um mito a ser revelado:  Prótese, Implante, Clareamento, Aparelhos Ortodônticos são pagos pelos planos odontológicos ?
Segundo Pro Teste, no mês de Agosto de 2009, a maioria dos planos não cobrem estes tipos de tratamentos por completo, devido os custos serem elevados por parte dos dentistas e por serem considerados estéticos por parte dos planos odontológicos.

Autorização de tratamento dentário e Prazos de carência
Sem considerar a emergência, a maioria dos planos odontológicos autorizam os tratamentos de 1 a 7 dias para que o cirurgião dentista credenciado possa intervir. Lembrando que o Cirurgião Dentista não têm vínculo trabalhista com Planos Odontológicos e pode propor um tratamento particular acessível para a rápida intervenção.

Podem existir procedimentos que não sejam autorizados, conforme os prazos de carências que podem variar de 1 à 120 dias, sendo os mesmos cobrados de forma particular, franquia ou dentro da tabela de preços de procedimentos não cobertos, reembolso, tabela da ABO, caso exista acordo entre o dentista plano e usuário.

Fontes: http://www.jb.com.br/economia/noticias/2010/02/17/procura-por-plano-odontologico-cresce-500-em-oito-anos/ , ANS e PROTESTE.