O que é tratamento de canal dentário ?

29/06/2012 14:39

No passado muito remoto, quando o paciente sentia dor de dente, logo o profissional de odontologia era solicitado para "arrancar" o dente. Mas ao invés de solucionar o problema causava outro mal, que é a perda da estética funcional.

Atualmente pode-se "salvar os dentes", sem precisar extraí-lo em 90% dos casos clínicos, através de tratamento endodôntico.

Qual o nome popular de tratamento endodontico?
"Tratamento de canal" é o  nome popularmente conhecido para tratamento endodontico, esta no ramo da Odontologia que se ocupa da Endodontologia, que é o conjunto de conhecimentos ou ciência das doenças da polpa dentária e dos processos associados. Abrange a etiologia, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da polpa.

O que é canal dentário?
O tratamento dos canais por onde o nervo alveolar passa dentro do dente. Consiste basicamente na limpeza e alargamento destes canais para receberem uma obturação adequada, geralmente à base de um material borrachóide, a guta-percha.

Quando é preciso fazer o tratamento de canal?
O tratamento de canal é realizado quando o nervo inflama, quando a cárie chega numa profundidade que há necessidade de ser removida, isto acontece quando as bactérias invadem a polpa ou quando o dente está quebrado e acontece a necrose(morre).

Quantas sessões são necessárias para a realização do tratamento de canal?
Em alguns casos, o tratamento pode realizar-se em apenas uma sessão, especialmente se o dente não estiver infectado (se não houver presença de bactérias no canal). Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos de canal podem ser realizados em sessões múltiplas.

O tratamento é doloroso?
Com o uso da anestesia, o tratamento é na maioria dos casos indolor. No entanto, pode acontecer, nas primeiras 24 horas, ficar com uma sensação dolorosa decorrente da aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida com a ingestão de analgésicos.

O dente morre depois do tratamento?
Não, pois todo o suporte desse dente permanece vivo: osso, membrana periodontal (fibras que fixam o dente ao osso) e cemento (camada que recobre as raízes). 0 inconveniente é que, como é a polpa que confere sensibilidade ao dente, se o mesmo for novamente atacado por cárie, isso não será percebido devido à ausência de sensação dolorosa.

O que deve ser feito após o tratamento?
Na Odontomaxx o próprio dentista é que faz o canal e restaura o dente, nós utilizamos materiais protéticos de dura resistência, geralmente o dentista pode colocar o material protético provisório na mesma sessão para não deixar o dente aberto, porque se o dente ficar aberto, ele pode quebrar e ter uma contaminação e neste caso é necessário refazer o canal, ou em caso extremo haver a perda do dente.

Quais as consequências se o canal não for tratado rapidamente ?
Deve-se  ter um tratamento endodôntico quando há uma inflamação e o nervo está vivo, provocando a dor de dente constante. Caso a pessoa não trate do dente, ele necrosa, porque já contaminou a polpa e as bactérias jogam toxinas no próprio organismo e nesse momento pode entrar na corrente sanguínea, dando uma endocardite bacteriana, que é uma infecção no coração, que vai para o organismo inteiro. Podemos dizer que as endocardites podem ser combatidas por dentistas, depois da intervenção correta no tratamento do canal, com a devida indicação de antibiótico, caso contrário a pessoa pode adquirir uma endocardite bacteriana e até chegar à morte.

Agende agora sua consulta 24 horas de Domingo à Domingo, sem fila de espera !
(61) 8416-1147
(61) 9139-4229
(61) 9299-3679
Se quiser descobrir mais, marque a sua avaliação