O que é pino e coroa?

01/11/2012 12:20

Caso 1

Caso 2

O conceito de pino e coroa não é novo, relatos datados do século XVIII, mencionaram uma espécie de pino em canais radiculares, feito de madeira, com objetivo de auxiliar na retenção de coroa. Em 1878, surgiu a coroa de Richmond, contendo um tubo rosqueado ao canal e um parafuso para reter a coroa ao tubo. Com o passar do tempo, principalmente através do aparecimento dos cimentos, a coroa foi redesenhada para eliminar o tubo e unir o pino a coroa em uma única peça. Devido a estética ou fatores biológicos, os "antigos pinos e coroas", foram substituídos, porque apresentavam dificuldades em sua remoção ou troca das restaurações.

Atualmente, existem técnicas de vários pinos pré-fabricados, cimentados previamente à confecção das coroas estéticas. Dentre os pinos pré-fabricados, destacam-se os pinos de fibra(carbono e vidro), por apresentarem propriedades mecânicas próximas às da estrutura dentária.

Quando há grande fratura de coroa(parte externa do dente), não é possível ser feito uma restauração direta, porque não consegue-se devolver ao dente a função que ele tinha. Portanto, a melhor indicação é tratamento de canal com colocação estética de pino(núcleo) e coroa protética, podendo ser de porcelana, metalocerâmica ou resina especial da cor do dente.

Nos dentes da frente(anteriores), coloca-se uma coroa completa o que é chamado popularmente de "pivô". Em dentes de posteriores(dentes de trás), dependendo do caso clínico, pode ser feito uma restauração indireta confeccionada em laboratório de prótese e cimentada no consultório odontológico.

A maior parte da população brasileira têm traumatismo dental(fratura dentária). Muitas pessoas têm perdas dentais irreparáveis, em alguns casos, tanto no momento do acidente, como no decorrer do tratamento, ou até anos depois do fato ocorrido, mas geralmente um dente quebrado têm conserto, principalmente quando o dentista é consultado logo após o trauma.


Ligue e agende a sua consulta sem fila de espera!
Fone: (61) 3345-7932