Cuidado com os dentes no Natal

 

Estamos chegando mais uma vez no final de ano, nesta época existem as tradicionais celebrações de Natal e Ano Novo.
A festa natalina cristã é o melhor momento para reunir amigos e familiares e colocar as conversas em dia, serve para fazer acertos de relacionamentos, renovar as esperanças e fazer votos de comunhão entre as pessoas, mas o sentido de comemorar o Natal é o nascimento de Jesus.

O dia 25 de dezembro, foi estimulado pela Igreja Católica, no ano de 350 d.c, ou seja,  a mais de 1660 anos comemora-se este dia. Portanto, no mundo Ocidental o Natal marca o ano 1ª da nossa história, seja para católicos, protestantes, outras religiões cristãs e o mundo dos negócios.

A maioria dos protestantes falam que a Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu, mas comemoram este dia para lembrar da esperança que há na mensagem bíblica de salvação, principalmente para aqueles que aceitam o nascimento de Jesus no coração e o recebe como Senhor e Salvador de suas almas, buscando por em prática os seus ensinos.

Nos Estados Unidos, a maior parte da população é protestante, eles fazem uma festa memorável, através de símbolos como papai noel, árvore de natal, músicas, trocas de presentes, velas de natal, iluminação, etc.... que influencia a maioria da cultura mundial.

No Brasil, o ponto forte desta data é a ceia de natal, que é um conjunto de alimentos ricos em açúcares, gorduras e massas. Geralmente as festas são regadas de bebidas alcóolicas, refrigerantes e sucos.

O grande problema é que a ceia, para os tradicionais, acontece normalmente por volta de meia-noite e muitos familiares/amigos, após a refeição, vão dormir sem escovar os dentes.

Outro fator é que algumas pessoas vão mastigar os alimentos rígidos e acabam fraturando o dente ou quebrando as próteses dentárias.

Esta fratura do dente natural, pode está associada a um problema crônico de cárie, que já estava instalada no dente a muito tempo, ou pode ter sido provocada por um desgaste dos dentes, através do fenômeno chamado bruxismo, fatores diversos de uma má escovação e problemas biológicos.

Neste momento de perda estética/funcional, as pessoas dão valor a um dentista, mas literalmente é tarde, simplesmente por falta de prevenção, marcando o Natal como "ruim", por causa de uma dor de dente "inesperada" ou uma perda estética.

Mas nem tudo está perdido, basta procurar um profissional para voltar a sorrir.

Observe as dicas de prevenção abaixo e não seja surpreendido.

PROBLEMAS
1ª) CASO SINTA DOR DE CURTA DURAÇÃO, MAS AGUDA AO COMER ALGO FRIO OU QUENTE É SINAL DE QUE EXISTE UMA LESÃO;
2ª) MASTIGOU ALGO E SENTIU QUE UMA PONTA DA RESTAURAÇÃO QUEBROU, PODE SER UM SINAL DE LESÃO;
3ª) CAIU E BATEU O DENTE, PODE TER SURGIDO UMA MICRO FRATURA E A FALHA NÃO TER SIDO IDENTIFICADA, AO LONGO DO TEMPO OS ALIMENTOS FICAM DEPOSITADOS, PROVOCANDO CÁRIE;
4ª) NÃO RETORNOU AO DENTISTA APÓS 6 MESES;
5ª) APÓS AS REFEIÇÕES NÃO UTILIZA FIO DENTAL E NEM ESCOVA OS DENTES;
6ª) NUNCA FOI AO DENTISTA.

Ao identificar estes problemas, procure logo um dentista, antes ou depois do Natal, para não agravar a situação.

A Odontomaxx possui tratamentos inovadores, fazendo restaurações da cor do dente no consultório, existem alguns casos que as restaurações são feitas em laboratório e adaptada pelo dentista.
 
Ligue agora e agende sua consulta!
Fone: (61) 3345-7932
Urgência 24 horas
Fone: (61) 8416-1147